Tudo começou com um pequeno grupo de freqüentadores, que contagiados pela beleza da Praia, resolveu banhar-se nu. Confidenciaram a amigos, que contaram a mais amigos, que contaram e contaram… Assim, tornou-se uma prática rotineira nos finais de semana esse encontro em Tambaba. Corria o ano de 1989.

No ano de 1990, a grande imprensa começava a veicular matérias sobre a Praia do Pinho. Entusiasmado, o Prefeito Aluisio Régis reuniu sua equipe e foi verificar “in locco”, o funcionamento da primeira praia naturista do Brasil. Para alegria de toda a comunidade naturista, o Prefeito, voltou maravilhado e já no dia 25 de janeiro de 1991, editou o Decreto 276, oficializando o espaço compreendido entre a Pedra dos Despachos e o Rio Graú, como sendo área destinada à prática do Naturismo. Estava criada a Praia Naturista de Tambaba.
Para divulgação a nível nacional, o então prefeito promoveu o II Encontro Brasileiro de Naturismo, realizado de 24 a 27 de outubro de 1991, onde reuniu grande número de pessoas adeptas a essa prática, fato que lhe rendeu uma reportagem de 7 minutos no programa Fantástico da Rede Globo.

Após o fim do mandato de seu criador Aluísio Régis, Tambaba continuou precariamente quase sem manutenção, porém um fato começou a mudar o quadro do ocorrido após o termino – a oficialização da SONATA – Sociedade Naturista de Tambaba, sucedânea de entidades como AAPT, NAT, etc., que abriu um canal de comunicação em toda a Paraíba e Estados vizinhos, com forte ressonância também no Município; ainda assim, permanecia uma situação de ambigüidade difícil de ser aceita.
E desta forma continuou, até a segunda metade do governo do Prefeito Temístocles Ribeiro, que coincide do a posse da nova diretoria da SONATA, ocorrida em 27 de abril de 2003.

Essa Diretoria defendia a tese de que era imperiosa uma imediata aproximação entre a SONATA e a Prefeitura de Conde. Para isso, o Presidente promoveu diversas reuniões com o Prefeito e com a Câmara de Vereadores objetivando um acordo que pudesse retirar Tambaba do marasmo em que se encontrava. Vencidas todas as resistências, o resultado não demorou. Em menos de 2 (dois) anos foram executados diversos projetos, inclusive com aprovação de Leis Municipais; porém, o maior deles, certamente, é a parceria definitivamente consolidada entre Sonata e Prefeitura, que está mudando a história da Praia de Tambaba.